Simulador de Poupança

Como Preencher o Simulador de Poupança

Nosso simulador é muito fácil de usar. Você deve preencher:

  • Valor inicial: Quanto você já tem hoje investido ou para investir.
  • Aporte mensal: Quanto você pode economizar a cada mês. Quanto sobra de suas rendas após as despesas e que você pretende poupar.
  • Taxa: Qual a expectativa de rendimento mensal ou anual de seus investimentos. Cloque um valor menor se for aplicar em poupança e um bem mais alto se investir em Tesouro Direto, por exemplo.
  • Prazo: Quanto tempo você espera permanecer na fase de acumulação, até passar à fase de fruição do que poupou.

Trace uma meta e comece a economizar!

Para conseguir a independência financeira, a vida confortável que sempre quis para você ou seus filhos, não há alternativa: você tem que poupar.

Se você gasta todo mês aquilo que recebe, não tem nenhuma provisão para o futuro e qualquer evento incerto, como um acidente, por exemplo, ou certo, como a velhice, o deixará na penúria.

Veja no simulador que o maior prazo possui um efeito mais potente sobre seus investimentos do que uma maior poupança. Portanto, comece a economizar e investir o quanto antes!


Quanto rende a Poupança?

A taxa de juros da poupança foi estipulada de um modo muito simples de calcular, embora não seja totalmente previsível de antemão. Em geral, ela é composta de duas parcelas:

  • 0,5% ao mês, fixos, na modalidade de juros compostos (a menos que você saque o rendimento da poupança todo mês, o que não é a ideia deste tipo de investimento);
  • TR - taxa referencial - do mês anterior;

Ambas as parcelas são "somadas", mas lembre-se: em matemática financeira, a 'soma' é feita por meio da multiplicação. Supondo que a TR seja de 0,15% em determinado mês, o rendimento da poupança do mês seguinte será:

( 1 + 0,5%) * ( 1 + 0,15% ) - 1 =

( 1,005 ) * ( 1,0015% ) - 1 =

1,0065 - 1 =

0,0065075 que é igual a 0,65075%

Ou seja, no fim das contas, a multiplicação é melhor para o investidor, pois dá um pouquinho mais do que a simples soma (no caso, a soma daria 0,65%). No longo prazo, se você pretende poupar por muitos anos, pode dar alguma diferença significativa.


E a nova poupança?

Para os novos investimentos (ou seja, o que já estava depositado antes da mudança da lei permanece com a regra acima), realizados após 03 de maio de 2012, o rendimento somente será esse acima quando a taxa Selic estiver acima de 8,5%. Quando estiver abaixo, o rendimento da poupança será 70% da taxa Selic corrente, o que o deixará bem próximo das aplicações em Tesouro Selic (LFT) de curto prazo, devido à incidência do imposto de renda sobre este último, na modalidade regressiva, de 22,5% até 6 meses (nesse caso, o Tesouro Selic rende pouco mais) até 15% após dois anos (nesse caso, o Tesouro Selic rende bem mais).

A nova regra é uma vantagem?

De jeito nenhum. A nova regra é desvantajosa para o poupador, mas foi criada para evitar que a poupança se tornasse um melhor investimento do que os títulos públicos quando o país passa por fases de prosperidade e é capaz de praticar baixas taxas de juros, assim como os países desenvolvidos.


A poupança da Caixa é melhor que as outras?

Não. Ao contrário dos fundos de investimento e CDB, que cada banco pode oferecer conforme a taxa de rentabilidade que quiser, a poupança tem rendimento fixo, estipulado em lei para todas as instituições bancárias. Não pode haver diferença de rendimento entre bancos, o que pode haver são serviços e benefícios laterais ao poupador, como:

  • Resgate automático para conta corrente em caso de saldo negativo.
  • Poupança premiada: ao fazer uma aplicação, você é inscrito automaticamente em algum programa de sorteios.
  • Possuindo saldo aplicado, você pode ganhar pontuação no banco para ter redução das tarifas cobradas e também opções de investimento com menor taxa de administração pelo banco.

Rendimento com aniversário

Atenção, a Caderneta de Poupança não possui rentabilidade diária, apenas nos aniversários. Assim, você deve ficar atento aos dias de aniversário das aplicações que realizou para sacar seu dinheiro somente após aquele período. Se sacar antes, perderá a rentabilidade do período desde o último aniversário.

Supondo que sua aplicação faça aniversário todo dia 15, se você resgatar no dia 30, não receberá 50% do rendimento após o último dia 15, pois o próximo aniversário seria somente na metade do próximo mês.


E você, já encontrou opções com taxas de juros melhores?